Dicas De Reforma: Efeito Cimento Queimado - Castelo das Tintas
Dicas de reforma: Efeito Cimento Queimado

O cimento queimado voltou com tudo. Esse tipo de pintura oferece aos mais diversos ambientes um ar charmoso e moderno. Fazer uma parede de cimento queimado pode renovar o decor da sua casa ou o seu empreendimento.

Hoje, essa tem sido uma das opções de acabamento mais utilizadas pelos brasileiros. Isso, porque além de ter custo muito baixo, se trata de um processo simples de fazer e fácil de aplicar. Flexível e de alta durabilidade, a técnica do cimento queimado proporciona várias alternativas de cores e decoração.

Neste post, explicaremos exatamente o passo a passo de como fazer uma parede de cimento de queimado. Ficou interessado em saber? Então acompanhe este post até o fim e saia pronto para fazer a sua!

Como fazer uma parede de cimento queimado?

1º passo: Escolha a parede

A parede escolhida para a aplicação do cimento queimado deve estar livre de poeira, gordura e umidade. Escolha uma parede de destaque, que proporcione mais contraste com os outros elementos do ambiente para um resultado ainda mais elegante.

Muitas pessoas preferem decorar todas as paredes de cimento queimado. Tudo vai depender do gosto e estilo de cada um. Nesse caso, não há limites para a criatividade.

2º passo: Separe os produtos

Para fazer o cimento queimado você precisará dos seguintes produtos:

cimento;

areia;

água.

Isso mesmo! Para você ter na sua parede essa decoração supermoderna, será preciso somente esses três ingredientes e mais alguns utensílios para a sua aplicação como:

pincel ou rolo;

esponja ou desempenadeira;

espátula;

fita crepe;

recipiente para preparar a argamassa.

3º passo: Prepare a argamassa

O preparo da argamassa será feito da seguinte maneira:

1 medida de cimento;

4 medidas de areia;

Água.

Misture a areia e o cimento primeiro e, em seguida, misture a água aos poucos até obter uma massa homogênea e cremosa.

Outras opção de como fazer o cimento queimado é utilizando massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. Se quiser uma cor diferenciada, você pode pigmentar a sua massa. Para isso, defina a cor a ser utilizada. A medida é o seguinte: para 3,6 litros de massa corrida ou massa acrílica adicione 1 litro de corante.

Se para fazer o cimento queimado a massa utilizada for a argamassa, a hora de utilizar colorações diferentes será no momento de polvilhar a área com cimento. É nesse instante que os colorantes em pó poderão ser adicionados ao pó de cimento para polvilhar.

4º passo: Aplique o produto

Preparo da parede

Primeiro, passe a fita crepe em todos os cantos da parede a fim de evitar manchas nas outras paredes e no teto do local. Proteja também os interruptores e as tomadas. Tente deixar a fita crepe bem rente a parede e o teto, assim a textura ficará alinhada e a decoração mais correta.

Aplicação do produto

Depois de preparar o local, com o auxílio da esponja ou da desempenadeira aplique a massa sobre a parede fazendo movimentos circulares, como se estivesse limpando um vidro.

Para uma segunda demão, é necessário esperar pelo menos 4 horas para secar a primeira. Tenha certeza de que a parede está totalmente seca para continuar. Você pode passar a quantidade de demãos que quiser, vai depender muito do efeito que se espera.

Importante: Se você optar pela argamassa de preparação própria, após aplicar a mistura na parede, será necessário “queimar” o cimento, ou seja, com a argamassa ainda úmida, polvilhe o cimento sobre ela. Após a absorção do cimento pela argamassa, alise a parede com a ajuda da desempenadeira. Lembrando que se quiser a parede colorida, é só substituir o cimento pelo corante em pó de sua preferência.

Finalização

A aplicação para por aqui para quem desejar o efeito fosco, porém existe a possibilidade de deixar a parede com o efeito brilhante. Para isso, utilize um rolo para a aplicação de apenas uma demão de verniz ou, com o auxílio de uma lixa grão nº 400, lixe a parede em movimentos suaves e circulares.

Em seguida, retire o pó com um pano úmido, espere a parede secar e aplique uma camada fina de cera de carnaúba. Aguarde a secagem da cera e na sequência realize o seu polimento, pode utilizar tanto uma flanela quanto uma máquina de polimotriz.

Dicas de como deixar a sua parede de cimento queimado ainda mais estilosa

Foto: Gerrie Van Der Walt

Para um contraste maior com a parede, aposte em itens mais salientes e objetos mais coloridos. Estante, mesas de centro ou canto, quadros e luminárias são elementos que trazem um charme maior ao ambiente e valorizam ainda mais o acabamento;

Se preferir um ambiente mais leve e simples, opte em colorir a parede de cimento queimado com cores mais suaves e claras, assim você chegará no objetivo do menos é mais, o que deixa o local bem agradável também;

A parede de cimento queimado tem sido a escolha, principalmente, por quem pretende deixar a área com ar de industrialização;

Você pode utilizar essa técnica para fazer um chão de cimento queimado e no banheiro pode utilizá-lo da parede a bancada, fica um local bem vintage. O cimento queimado nas escadas também fica maravilhoso;

É possível dividir a parede como um xadrez e aplicar o cimento queimado colorido em cada parte. Nesse momento, use a sua criatividade para deixar o ambiente o mais personalizado possível, ou seja, com sua cara.

Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer cimento queimado, mãos à obra. Caso encontre dificuldades para executar a aplicação na hora de fazer a técnica do cimento queimado, por falta de habilidade, inexperiência com o tipo de serviço ou pouco conhecimento sobre as técnicas de aplicação, é recomendável que contrate os serviços de um profissional da área.

E então, gostou do nosso post sobre como fazer uma parede de cimento queimado? Aproveite e assine a newsletter do Triider para receber informações como essas e outras atualizações diretamente no seu e-mail. Conte com a gente para mais dicas de decoração, manutenção e reforma! 

Fonte: https://www.triider.com.br/blog/como-fazer-parede-de-cimento-queimado/